sábado, 24 de março de 2012

Polvo de anéis azuis

O polvos de anéis azuis são animais pequenos porém muito fortes, medindo cerca de pouco mais que 10 cm eles possuem um veneno formado por um coquetel de compostos tóxicos conhecidos como tetradotoxina, é capaz de matar as vitimas com facilidade.

Sua dieta se baseia em caranguejos pequenos e camarão, mas se tiver a oportunidade se alimenta de peixes, ele ataca suas presas com seu veneno paralisante e quando a caça paralisa ele começa seu banquete rasgando sua vitima com seu bico potente e sugando a carne.

O veneno não é injetado, como no caso das cobras, mas esta presente em sua saliva , que vem de 2 glândulas grandes, o veneno da glândula 1 é usado para caçar e é relativamente fraco e inofensivo ao ser humano, porém o veneno da glândula 2 é responsável pela sua defesa e é terrivelmente mortal.

Seus anéis azuis ficam mais brilhantes quando ameaçado e se escurecem depois do ataque.Baseado em:



quarta-feira, 21 de março de 2012

A 2° cobra mais venenosa do mundo - Taipan do interior

Essa magnifica cobra não suporta ficar muito tempo exposta ao sol, por isso sua pressa precisa morrer logo depois de ser mordida.

A Taipan do interior possui veneno suficiente para matar 100 pessoas, chegando a mais de 3 metros de comprimento ela possui um olfato extraordinário para encontrar comida, ela reconhece o cheiro pela língua e consegue localizar o alvo a 10 metros de distância, sua língua é bifurcada por causa do senso de direção, a cobra sabe de onde vem o som mais forte e segue nessa direção

Em apenas 1 segundo 60 miligramas de veneno correm por suas presas quando a cobra injeta uma toxina em sua vitima não há nada igual a peçonha da taipan é de longe a mais poderosa toxina de todas as cobras seu principal ingrediente a neurotoxina.


domingo, 11 de março de 2012

Tubarão Martelo

Dono de uma agressividade em suas caçadas o tubarão martelo se alimenta de peixes, crustacéos e cefalópodes. Além do formato inconfundivel de sua cabeça o tubarão martelo possui uma nadadora dorsal alta e quando nada em águas rasas, ela sobressai acima da superfície.

Os tubarões martelo vivem em grupos e se espalham pelas águas temperadas e tropicais do mundo.

DIferentes dos outros tubarões de outras espécies que possuem suas bocas enormes e com várioas dentes afiados, os tubarões martelo possuem uma boca pequena e cm poucos dentes e com muita serrilha na frente, na parte posterior, os dentes são maiores e mais chatos, usados para triturar presas mais duras.

Assim como outros tubarões, os tubarões-martelo possuem sensores eletromagnéticos, denominados de Ampolas de Lorenzi. Através de seus sensores, os tubarões conseguem identificar a sua presa, mesmo em grandes distâncias. Seu olfato também é muito aguçado e o auxilia bastante a detectar a sua comida.

O número de animais dessa espécie existentes hoje em dia corresponde a apenas 10% do que havia em 1986. A principal razão para o desaparecimento dos tubarões-martelos é a pesca predatória.

Baseado em:
http://www.infoescola.com/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/


Estrela do Mar

Existem cerca de 1500 espécies de estrelas do mar espalhadas pelos oceanos, existem espécies que se alimentam de moluscos, vermes e outros invertebrados.

São grandes predadores dos mares podendo causar serios danos a um recife de corais, na parte de cima da estrela é formada por espinhos calcários que fazem parte de seu esqueleto.

Estrelas-do-mar sofrem acidentes na natureza e podem soltar um braço (autotomia) quando manuseadas rudemente, mas os braços regeneram-se prontamente.

 Baseado em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/
http://www.colegioweb.com.br/

sábado, 10 de março de 2012

Baleia Azul

Um gigante das águas, a baleia azul é um dos maiores animais do mundo pesando de 150 a 160 toneladas e medindo até 30 metros de comprimento.

Esse extraordinário animal se alimenta de crustaceos, pequenos peixes e placton, podendo, podem viver até os 90 anos de idade.

Esse surpreendente animal já foi muito caçado por baleeiros e por isso diminiui muito a sua população nos oceanos do mundo, no século 19 existiam cerca de 200.000 baleias azuis espalhadas pelo mundo, no final do século cairam para apenas 9.000 e hoje em dia restam algumas centenas delas espalhadas pelos oceanos.

Com uma vocalização forte a baleia azul pode ser ouvida a uma distância média de 150 km, atingindo surpreendentemente 188 decibéis, 38 decibéis a mais que a decolagem de um avião!

Fontes:

http://bicharada.net/animais/index.php
http://www.brasilescola.com/
http://www.saudeanimal.com.br/index.htm